O que é outsourcing?

Outsourcing o que é? Você deve estar se perguntando o significado dessa palavra, que é pouco conhecida. Sua denominação é derivada do inglês, mas o uso de significado é extremamente presente no universo das organizações.

Quando traduzimos essa palavra para o português, ao pé da letra, ela significa “out” – fora e “sourcing ou source” – fonte.

Mas afinal, o que é outsourcing?

Esse é um termo utilizado normalmente para definir a mão de obra terceirizada estratégica, ou seja, aquela trazida de fora das empresas. É quando uma empresa contrata outra para atender determinada necessidade e realizar um serviço específico.

Essa terceirização de serviços, geralmente, é feita nos setores de comunicação, financeiro, computação, limpeza, entre outras. Isso porque muitas vezes o outsourcing traz uma redução de custos para empresa, além de aumentar a produtividade geral dos setores.

Além dessa vantagem citada acima, existem outros benefícios que são importantes citar, como o acesso a novos recursos humanos e tecnologia, se a empresa estiver buscando novidades e crescimento. O serviço prestado será especializado.

A terceirização quase sempre otimizará os custos e serviços gerais da empresa e isso é muito bom, mas é necessário bastante atenção na hora da escolha e contratação da corporação que prestará a mão de obra.

Uma ótima dica é avaliar e analisar o quadro de serviços prestados por aquela empresa ou pessoa que será contratada. Se possível é útil ter uma opinião de alguém que já contratou aquele serviço, pois assim a empresa diminui riscos e contrata um serviço de qualidade.

 

Fonte: IBC COACHING

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *