Photoshop CC (2016/06): Select and Mask e dicas de recorte de imagem

Neste vídeo apresento uma das novas ferramentas do Photoshop lançadas em junho de 2016, a Select and Mask – que é na verdade uma evolução de uma ferramenta já conhecida, a Refine Edge.

Além da novidade você verá também um exercício completo, colocando à prova essa nova ferramenta.

Vamos lá?

Eu quero substituir o fundo dessa imagem e meu objetivo e principal desafio, na verdade, é o cabelo da criança.

Crianca_Select_And_Mask

Então, como já era possível fazer antes eu começo com uma seleção rápida, utilizando a “Quick Selection”. Sem me preocupar com o cabelo, pelo menos por enquanto.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_01

Mesmo porque, quem vai me ajudar a resolver essa área é a nova ferramenta “Select and Mask”, que fica exatamente onde antes ficava a“Refine Edge”.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_02

E agora, ao clicar neste botão você entra em uma área de trabalho específica, com algumas ferramentas já conhecidas do lado esquerdo e, do lado direito, um painel de propriedades com algumas opções que já existiam na “Refine Edge”.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_03

Uma das novidades é que, por padrão, agora eu entro na edição com o modo de visualização chamado “Onion Skin”.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_04

Aqui eu consigo definir um nível de transparência que me ajuda a comparar a imagem com máscara aplicada com a imagem original.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_05

Assim eu consigo ter uma boa ideia da área da imagem que eu quero recuperar, que nesse caso é o cabelo.

Agora ficou fácil. Basta selecionar a “Refine Edge”, que agora é uma ferramenta dentro da “Select and Mask”, definir a espessura do pincel e passar o mouse lentamente ao redor do cabelo, nas áreas que eu quero recuperar.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_06b

Devo admitir que fiquei bastante impressionado com o resultado. Eu, que não utilizava a “Refine Edge” por ser um adepto da seleção por canais, confesso que não estava muito otimista em relação a essa ferramenta mas me surpreendi bastante.

É claro que se eu testar diferentes modos de visualização eu vejo que ainda existem pontos que eu posso melhorar, mas de uma maneira geral a seleção está praticamente pronta.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_07

E antes de dar o “Ok” eu vou dar uma olhada nas opções aqui em baixo.

Eu poderia clicar nessa opção “Decontaminate Colors” para eliminar qualquer cor que esteja predominando entre as transparências do cabelo, mas eu vou manter assim para dar algumas dicas específicas lá na frente.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_08

Então aqui em baixo, no menu “Output”, eu fico com a opção “New Layer With Layer Mask” para aplicar o efeito em uma nova camada com uma máscara já aplicada, baseada nessa seleção.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_09_640

Uma nova forma de criar seleções

E eu vou aproveitar que eu mantive a camada original para te mostrar um outro processo possível. Uma nova forma de trabalhar.

Eu não preciso mais criar uma seleção prévia para somente depois refinar, como eu acabei de exemplificar.

Basta me certificar de que estou com a camada selecionada, com uma ferramenta de seleção qualquer habilitada e eu já posso ir direto para o botão “Select and Mask”.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_10

Aqui eu posso escolher a opção de visualização “Matching Ants”, selecionar a “Quick Selection”, que agora também é uma ferramenta dentro dessa área de trabalho e criar a seleção prévia aqui mesmo.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_11

E o restante você já sabe. Volto para o modo “Onion Skin”, seleciono a ferramenta “Refine Edge” e repito o processo que acabamos de ver.

Legal, né?

Bom, se você queria apenas conhecer as novidades dessa ferramenta, elas acabam por aqui.

Dicas sobre processos de recorte e edição de imagem

Mas, como falei, você pode continuar por aí se quiser pois a partir daqui eu vou te apresentar todo processo de edição que eu fiz durante o teste com essa ferramenta.

Por ser uma narração em cima de algo que já foi gravado, essa parte será um pouco mais dinâmica. Então é bom que você já tenha, pelo menos, uma pequena noção de Photoshop, ok?

Vamos lá. Primeiro eu criei uma nova camada para o fundo e apliquei uma cor neutra qualquer utilizando a “Layer Style”. Assim eu poderia alterar e testar essa cor futuramente com facilidade.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_12

Então eu percebi que tinha esquecido esses dois vãos do cabelo entre a área do cabelo e a bochecha. O fundo azul ainda estava aparecendo.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_13

Tivei uma ferramenta de seleção qualquer, cliquei na máscara e fui novamente no botão “Select and Mask”. Isso significa que você pode continuar editando a máscara dessa forma, contanto que antes você tenha habilitado uma ferramenta de seleção, como eu falei antes.

Depois dos ajustes eu cliquei em “Ok” e, como eu mantive as mesmas configurações no menu “Output”, uma nova camada com uma nova máscara foi criada.

Eu cliquei com o “Alt” na miniatura da máscara e vi que ainda tinham alguns problemas para resolver. Então eu selecionei a ferramenta“Dodge”, alterei o modo dela para “Hightlights” e mantive a exposição em “50%”.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_14

Dessa forma eu consigo clarear apenas os tons claros e um pouco dos tons médios, sem precisar me preocupar com os tons escuros da máscara. Isso significa que se eu passar o mouse por cima de uma área preta, não vai acontecer nada.

Dica: Caso você não entenda como funcionam as máscaras de uma meneira geral, dê uma olhada no vídeo onde falo sobre Opacity Masks no Illustrator.

Depois de clarear as áreas que me interessavam eu inverti a máscara com o atalho “Ctrl + I” e clareei também uma área cinza que ficou ao redor do cabelo.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_15

Não sei se você consegue enxergar na sua tela pois é bem clarinha mesmo.

Então eu dupliquei a camada da criança com o atalho “Ctrl + J” algumas vezes para ver se eu conseguia mais contraste entre o cabelo e o fundo.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_16

Acontece que a máscara está ocultando muitos detalhes nessa região, então essa é uma forma de conseguir recuperar esses detalhes.

É claro que em uma manipulação profissional e, dependendo da finalidade, poderia seria interessante remover esses excessos. Ou seja, excluir cabelo mesmo. A imagem final não precisaria ter exatamente a mesma quantidade de fios de cabelo que a imagem original, mas como isso aqui era um experimento eu decidi continuar a brincadeira e ver o resultado que eu conseguiria dentro do menor tempo possível.

Depois eu copiei essa composição, colei no Illustrator e reproduzi a composição de maneira bem simplificada, apenas para dar uma olhada na relação entre as cores que eu considerava mais importantes.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_17

E com os objetos criados eu clique no botão “Recolor Artwork”. E aqui eu comecei a experimentar com a cor do fundo até escolher uma cor que me agradasse.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_18

Curiosamente e coincidentemente eu acabei escolhendo uma relação de tríades, que são cores que possuem a mesma distância entre si dentro do círculo cromático. E digo “curiosamente” porque as tríades são combinações bastante usadas em cartoons ou em uma composição que tem como objetivo transmitir a imagem de algo infantil.

Bom, agora eu tinha uma cor de fundo e apliquei ela no Photoshop.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_20

Depois eu vi que poderia melhorar a máscara na blusa do menino. Ela estava com bastante ruído por conta da seleção com a “Quick Selection”. Então eu tracei a área utilizando a “Path Tool”, usei o atalho“Ctrl + Enter” para criar a seleção com base nesse path.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_19

Com a área selecionada fui em “Select > Modify > Feather”, para definir um nível de suavidade das bordas dessa seleção. Como eu já tenho o preto como meu background color, pintei a área selecionada de preto utilizando o atalho “Ctrl + Backspace”.

Quando terminei o outro ombro percebi que estava esse tempo todo trabalhando na camada errada.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_21

A camada na qual eu tinha corrigido os tons claros da cabeça, com a ferramenta “Dodge”, havia sido a primeira cópia, então agora eu tinha que mesclar essas duas máscaras. E isso é bem fácil.

Primeiro eu copiei a área da máscara do ombro na camada errada, fui para a camada certa e colei a área copiada por lá.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_22

E como eu tenho várias copias da camada, eu precisei corrigir todas as máscaras. E isso também foi fácil de resolver.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_23

Basta manter pressionado o “Alt” e arrastar a miniatura da máscara correta para as camadas que eu queria corrigir.

Inner Glow: removendo borda azul

E agora vêm os ajustes finais, os detalhes.

Repara como eu tenho uma espécie de áurea azul na imagem, que fica mais perceptível principalmente ao redor do cabelo.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_24

Isso acontece porque o fundo original era azul, então, de certa forma existe alguma luz da parede sendo projetada aqui no cabelo do menino. Mas de qualquer forma durante a criação das máscaras eu acabei mantendo alguns pixels desse fundo azul no cabelo.

E a solução que eu pensei, nesse caso, seria simular uma nova luz projetada vinda da parede, que agora é amarela.

Então eu agrupei todas as camada da criança com o atalho “Ctrl + G” e com a “Layer Style” criei um “Inner Glow” no modo “Color”, utilizando a mesma cor do fundo.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_25

Agora você nota que eu já não tenho mais aquela áurea azul, mas eu ainda tinha um problema.

O “Inner Glow” acabou preenchendo os ombros da criança também, e isso não me interessava. Eu precisava excluir essa parte do efeito, mas não é possível fazer isso enquanto ele for um “Layer Style”.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_26

Então eu fui no menu “Layer > Layer Style” e cliquei na opção “Create Layer” para transformar o efeito em uma camada separada, que agora está vinculada ao grupo onde antes o efeito estava aplicado.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_27b

Agora bastava criar uma máscara e pintar de preto as áreas dos ombros para esconder esse amarelo.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_28

Textura do fundo

Depois eu dei uma olhada rápida na textura do fundo original, e vi que tinha essa espécie de ruído um pouco desfocado.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_29

Então eu criei uma nova camada branca, converti em “Smart Object” e fui em “Filter > Noise > Add Noise” e criei o ruído.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_30

Nesse ruído apliquei um “Gaussian Blur” para ter um desfoque suave. Depois alterei o modo da camada para “Multiply” e diminuí a opacidade dela.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_31

Iluminação da parede

Por último eu criei uma nova camada preta, apliquei uma máscara e pintei o centro com um brush bem grande e macio para criar essas bordas escuras nos cantos da imagem.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_32

Depois foi só rever a opacidade dessa camada e eu tinha, agora, uma simulação de vinheta ou de luz concentrada atrás do menino.

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_33

E depois de mais alguns pequenos ajustes, esse é o resultado:

Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_35Novidades_PS_20155_Select_And_Mask_Transcricao_34

Encerrando

Espero que você tenha gostado da ferramenta e da demonstração de como utilizá-la.

Fique à vontade para deixar sua opinião nos comentários e para dar uma olhada nas outras atualizações do Photoshop lançadas por aqui:

Caso ainda não conheça meu trabalho, saiba que todos os vídeos são legendados e possuem versões transcritas no meu site,waltermattos.com, onde você também encontra outras dicas, reflexões e tutoriais sobre design.

Um abraço e até a próxima.

Crédito

Menino de jaqueta azul: Visual Hunt

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *