Tipos de hospedagem de sites

Saiba onde hospedar seu site

Você provavelmente já ficou em dúvida sobre qual tipo de hospedagem escolher para o seu site. São muitas opções, e frequentemente as explicações são técnicas demais, dificultando a decisão. No entanto, a verdade é que os tipos de hospedagem são bem diferentes, ou seja, a decisão é mais fácil do que se imagina.

Há diversos tipos de hospedagem no mercado, indicados para diferentes necessidades. Os principais se dividem em: hospedagem gratuita,hospedagem de sites (compartilhada), revenda de hospedagem, servidor VPS, hospedagem cloud e servidor dedicado. Neste artigo explicaremos o que é e para quê serve cada uma dessas hospedagens, e mostraremos uma tabela com as empresas de hospedagem de sites e os tipos de hospedagem que oferecem.

Empresas e tipos de hospedagem

Listamos abaixo as empresas de hospedagem de sites mais conhecidas no Brasil e no mundo e os tipos de hospedagem que elas oferecem. É uma lista útil para quem já sabe o tipo de hospedagem que precisa:

Empresas de hospedagem no Brasil

Tipos de Hospedagem
Empresa Link Compartilhada Revenda   VPS Dedicado Cloud Grátis
HostGator VER sim sim sim sim não não
Go Daddy VER sim sim sim sim não não
UOL Host VER sim sim não não sim não
HostDime VER sim sim sim sim não não
Locaweb VER sim sim não sim sim não
King Host VER sim sim não sim sim não
Hostnet VER não não não não sim não
Wix VER não não não não não sim
Webnode VER não não não não não sim

Empresas de hospedagem internacionais

Tipos de Hospedagem
Empresa Link Compartilhada Revenda VPS Dedicado Cloud Grátis
HostGator EUA VER sim sim sim sim não não
Media Temple VER sim não sim sim sim não
BlueHost VER sim sim sim sim não não
Dream Host VER sim não sim sim sim não
Host Monster VER sim não sim sim não não

Agora vamos aos tipos de hospedagem:

Hospedagem Grátis

Esta pode ser uma boa opção para quem está construindo o seu primeiro site ou deseja publicar um projeto pessoal. No passado da internet, este tipo de hospedagem ficou com a má fama de que o serviço não era de qualidade e de que as empresas quebravam com facilidade, o que de fato ocorria. No entanto, atualmente existem algumas boas opções de hospedagem gratuita e que atendem a diversos tipos de propósito. Algumas empresas oferecem o serviço de hospedagem básico, apenas com os recursos necessários na modalidade gratuita, o que pode funcionar adequadamente para um site com baixo número de visitantes.

Além disso, grandes empresas passaram a oferecer sua hospedagem completa, mas em regime de free trial (teste grátis). Assim, é possível testar um serviço de qualidade e decidir no futuro se deseja ou não contratá-lo por um período maior.

Hospedagem de Sites (Compartilhada)

É de longe a hospedagem mais utilizada no mercado. Neste plano, diversos sites compartilham o mesmo servidor. Por conta disso, este tipo de hospedagem costuma ter um preço bem competitivo e é indicado para a maioria dos sites institucionais e blogs. É o plano utilizado para o nosso blog, por exemplo.

Revenda de Hospedagem

Este plano é adequado para quem deseja revender a hospedagem de sites aos seus clientes. Recursos como espaço em disco e tráfego costumam ser superiores à uma hospedagem compartilhada, pois a revenda permite colocar diversos sites na mesma hospedagem. Outro grande diferencial é que você pode criar diversos paineis de controle, independentes e customizados com sua própria marca, pacotes e preços.

 

Servidor Virtual (VPS)

O VPS é um plano intermediário entre o compartilhado e o dedicado. Ele cria dentro do servidor uma máquina virtual, permitindo customizar praticamente todas as configurações, o que lhe confere uma boa relação custo-benefício.

Hospedagem em Cloud

A hospedagem em cloud também se trata de uma máquina virtual, porém ao invés de estar contida em um único servidor, seus recursos estão espalhados por diversos outros servidores. A grande vantagem desta modalidade é a elasticidade de seus recursos, impossível de se conseguir em hospedagens tradicionais. Os preços, um pouco maiores que o compartilhado e inferiores ao dedicado, variam conforme o uso de recursos.

Servidor Dedicado

É considerado um serviço superior aos demais tipos de hospedagem, e por isso, mais caro. Neste tipo de hospedagem, você aluga um servidor inteiro, sem ter que dividi-lo com ninguém. Por ser dedicado, é totalmente gerenciável, e possui recursos e desempenho superiores. É indicado para sites com alto volume de tráfego.

 

 

Fonte: Tudo sobre hospedagem de sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *