10 Fachadas e Vitrines Comerciais Incríveis, Curiosas e Inspiradoras

A fachada é o primeiro elemento do ponto de venda com o qual o cliente tem contato. Sua importância está associada aos conceitos visuais, incluindo as sensações e o fator chave na decisão de compra.

Você vai ver 10 exemplos de fachadas extremamente bem sucedidas que transmitem as mais diversas sensações e que podem e devem servir de inspiração para você na hora de planejar sua fachada.

Nesta postagem vamos te mostrar uma série de fachadas e vitrines que inspiram e servem de base para nossos serviços do dia-a-dia:

  • Uma incrível fachada minimalista que transmite sofisticação através da simplicidade
  • Aplicação de LED na prática
  • Utilização de Cores e assimetira como elemento “jovial”
  • Como uma fachada com toldo pode atrair mais clientes
  • A melhor opção no quesito custo x benefício
  • Integração com elementos de paisagismo
  • Fachada com revestimento em ACM, uma tendência que veio para ficar
  • É possível cobrir uma fachada completamente com adesivos
  • O material mais realista é a própria realidade (texturas e materiais)
  • Vidro e estrutura metálica utilizados de maneira inusitada, com um resultado fantástico.

1- Fachada minimalista da loja Givenchy

1-Givenchy

Fachada de loja minimalista

A famosa frase de Leonardo da Vinci faz todo sentido neste fachada: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”. E é exatamente por essa razão que as fachadas minimalistas podem ser utilizadas para transmitir esse conceito. No exemplo, a marca Givenchy (que vende produtos para a classe AB) não tem medo de “ousar” deixando sua fachada transbordar sofisticação através da simplicidade.

 

2- Fachada com aplicação de luzes de LED

Fachada iluminada com LED

Fachada iluminada com LED

Desde o advento das luzes de LED (extremamente versáteis e econômicas no longo prazo) a indústria da Comunicação Visual tem se aproveitado deste recurso para conferir exclusividade e identidade às fachadas, especialmente as fachadas comerciais. O exemplo da fachada da loja da Phillip Pleinn une o conceito da fachada minimalista com o impacto adicional das luzes de led. O resultado fala por si só.

 

3- Cor e assimetria como elemento “jovem”

3-cores

Cores neon conferem um ar “jovem” a esta incrível fachada.

Essa fachada explode em cores ao mesmo tempo em que apresenta uma leitura em módulos completamente assimétrica. Para alguns pode parecer estranha mas confere um apelo e um conceito de jovialidade que deve estar alinhado ao produto. É fácil associar uma fachada desse tipo a uma loja de óculos esportivos, roupas e equipamentos para esportes radicais, etc. O produto e o negócio principal definem essas prioridades.

 

4- Fachada com Toldo, um elemento de conforto e receptividade

4-toldo

Fachada de salão com toldo, pintura e adesivo na vitrine

Fachadas com toldos (retráteis ou fixos) não apenas valorizam a estética da loja como também oferecem um conforto extra para os clientes, especialmente em um país onde o calor é intenso, como é o caso do Brasil, onde uma paradinha para olhar a vitrine pode ficar muito mais atrativa se for na sombra, não é? No exemplo o lojista ainda complementa o visual com ações simples como pintura e adesivação da vitrine.

 

5- Fachada com pintura e adesivo: Custo-benefício imbatível

5-pintura

Pintura e adesivos valorizam e tem um custo x benefício atraente

Sejamos realistas: Entre o querer e o poder sempre temos que lidar com a disponibilidade econômica para realizar nossos projetos. A fachada e a vitrine são essenciais para um negócio, mas nem sempre é possível investir em materiais diferenciados e é exatamente nessas situações que a criatividade é ainda mais valorizada: No exemplo acima, apenas uma pintura integrada à vitrine com adesivos transforma a loja em uma peça bastante chamativa e de extremo bom gosto, alinhada com o propósito da empresa.

 

6- Fachada integrada com elementos de paisagismo

6-integracao-com-elementos-de-paisagismo

Esta loja incrível integra plantas diretamente em sua fachada

Quando é possível juntar o trabalho de duas áreas o resultado pode ser tão espetacular quanto este. A Comunicação Visual e o paisagismo podem ser integrados para atingir um objetivo, permitindo que ideias tradicionais sejam extrapoladas de uma maneira criativa e impactante, isso para mencionar apenas as questões estéticas pois tal integração ainda trás benefícios intrínsecos como a climatização natural do ambiente. Claro, não podemos nos esquecer que a manutenção também deve ser considerada ao se realizar um projeto destes.

 

7- Fachada com revestimento em alumínio, também conhecida como fachada metálica (ACM)

7-estrutura-metalica

O Café neste lugar é uma delícia, nós sabemos só de olhar a fachada.

A fachada em ACM é um elemento que valoriza muito a estrutura de uma loja, suas características aliam conceitos de modernidade e durabilidade para surpreender e encantar todos os tipos de consumidores. Assim como os elementos mais simples, o ACM apresenta um custo x benefício incrível e pode ser utilizado por qualquer tipo de negócio. Bancos, lojas, empresas, restaurantes, cada um pode utilizar e se favorecer dessa técncia, basta estar disposto a aliar a criatividade à competência no desenvolvimento do projeto.

 

8- Envelopamento completo da fachada (adesivo)

8-envelopamento-completo

Você provavelmente já ouviu falar do envelopamento total ou parcial em adesivo, com aplicação muito comum em veículos, mas sabia que é possível realizar o mesmo procedimento em uma fachada completa? Pois bem, não só é possível como o resultado pode ser tão surpreendente quanto o do exemplo acima, que valoriza a loja utilizando um padrão dourado impresso diretamente. Apenas imagina as possibilidades e realize, simples assim.

 

9- Texturas e materiais

9-texturas-com-materiais

O que pode ser mais realista que o real? Nada! O uso de texturas feitas com materiais implica em uma experiência sensorial completa, que vai muito além do visual, instigando os clientes a utilizarem seus outros sentidos para explorar o ambiente. Esse tipo de ambiente é muito valorizado e tem lugar certo naqueles estabelecimentos que visam a exclusividade em cada detalhe.

10- Um espetáculo de vidro e estrutura metálica

Uma combinação que não saí de moda, com resultados surpreendentes.

Uma combinação que não saí de moda, com resultados surpreendentes.

Quando o projeto arquitetônico integra a própria fachada o resultado é tão espetacular que a imagem passa a valer por mil palavras. Esses elementos tem sido amplamente utilizados ao longo dos anos pela indústria da Comunicação Visual, o que confere o diferencial é a criatividade e as novas possibilidades de uso.

Fonte: Acriart

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *